Desmitificando a bariátrica: é verdade que quem faz a redução de estômago nunca mais volta a comer normalmente?

IMG_4399
 
Começo a resposta com uma pergunta: o que é normal?
 
Certa vez, li uma declaração de um cirurgião bariátrico que condiz muito com o que penso. Ele dizia que ‘vida normal’ é alimentar-se adequadamente, praticar atividade física e beber com moderação. 
 
Sendo assim, um gastroplastizado tem toda condição de comer normalmente. É verdade que algumas pessoas sentem desconforto ao comer determinados alimentos. Comigo isso também acontece. O mesmo alimento às vezes ‘desce que é uma beleza’ e outras vezes ‘não bate bem no meu estômago’. A notícia boa (ou não) é: cada dia que passa esse desconforto é menor.
 

Porque o “ou não” então? Conheço pessoas que acham legal esse desconforto, que serviria como uma maneira de controlar a quantidade de alimento que elas ingerem. O problema em relação a isso é que alguns alimentos muito calóricos não causam desconforto algum, enquanto que saladas cruas e carne vermelha podem causar. Nesse caso, o conselho é: continue tentando. Mastigue bem. E tente sempre. Faça com que seu novo estômago acostume com esses alimentos que são tão importantes.

 
Outros alimentos, ricos em gordura e açúcares, causam uma síndrome chamada de “dumping”. São diversos os sintomas e não existe “garantia” de que o gastroplastizado sofrerá desta síndrome. Enquanto alguns sofrem dumping com alimentos como a laranja ou mesmo água de coco, outros (como eu) raramente sofrem com esse problema.
 
E o que os obesinhos em recuperação costumam fazer? Ao invés de continuarem insistindo na salada e na carne, insistem nesses alimentos! Esse comportamento pode levar à necessidade de reposição de vitaminas ou à temida reengorda.
 
Minha alimentação hoje é normal. Alimento-me de TUDO. Faço acompanhamento nutricional a cada 15 dias e venho mantendo meu peso ideal desde então. Equilíbrio é tudo!
 
Você já fez a cirurgia? Há quanto tempo? Como está sua alimentação? Algum alimento “não desce” de jeito nenhum?

5 comentários sobre “Desmitificando a bariátrica: é verdade que quem faz a redução de estômago nunca mais volta a comer normalmente?

  1. É um prazer ver seu blog e evoluções “magrela” (como carinhosamente os que são operados se chamam). Bem, passei pela cirurgia a 1 ano e 9 meses, operei com 109kg e agora estou com 57,7kg. Vario um pouco até 59kg, mas não ultrapasso isso. Minha alimentação é (re)descoberta dia a dia. Alimentos como maionese, sushi, queijos gordos, embutidos, coisas ácidas não caem muito bem. Doces, com extrema moderação, pois me causam dumping mesmo. Qualquer doce, heim? Provar é o máximo que consigo. Mas prefiro assim, pois hoje estou feliz.
    É engraçado entrar numa loja de departamento e nenhuma roupa te servir porque até o P fica grande! Quando eu sonhava em usar tamanho 36, mesmo com o quadril largo? Antes não tinha o meu tamanho. Agora, o menor tamanho fica grande…

    Curtir

    1. Oi Rosane!

      Fico muito feliz com a sua participação no meu blog! Seja sempre bem-vinda! Pelo jeito a senhorita está legitimamente magrela, hein? Vestindo 36? Comigo nem em sonho!! rsrs

      Esse aspecto da roupa chega a ser engraçado às vezes, estou preparando uma publicação sobre isso.

      Continue participando, compartilhando nossas experiências poderemos ajudar muitas pessoas!

      Beijos!

      Curtir

      1. Heheheeee Denise…. Acidente de percurso. Fui numa loja de departamento esses dias para comprar uma calça e ao provar algumas, percebi que entrei de boa numa tamanho 36, acredita? nem eu rsrsrsrsssssss…. Mas estamos aqui, firmes e fortes! Colaborarei com seu blog compartilhando minhas experiências também.
        Abraços cheios de saudades!

        Curtir

  2. Olaaaa não sei quanto tempo desapontarem foi feita. Mas
    Respondendo estou operada a exatamente 7 dias e acho que não estou eliminando o peso que deveria pois em 7 dias só foram 3 kg. Estou na dieta totalmente líquida e meio que enjoei água de coco e água toda vez que tomo dói o estômago. Bem é isso !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s