Cirurgia Bariátrica e o Pré-operatório – Parte IV – Nutricionista

Muitos de nós, obesos, conhecemos bem a rotina de ir a um nutricionista. Normalmente estamos insatisfeitos com nosso corpo, algum fato nos motiva a procurar este profissional, nos é prescrita uma dieta e são feitas várias recomendações. Seguimos a dieta por um tempo, obtemos resultados e na primeira euforia ou depressão tudo desanda e voltamos à estaca zero. São tantas dietas, por tantas vezes que até nos sentimos profissionais no assunto.

Quando optamos por fazer a cirurgia bariátrica e nos é solicitado um laudo de um nutricionista, tudo que queremos é entrar no consultório, bater um papo com ele e sair de lá com o papel na mão. Felizmente, não é essa a realidade. Digo “felizmente” porque o preparo com o nutricionista é determinante para o sucesso do paciente com a cirurgia bariátrica.

Minha experiência foi assim: fui à minha primeira consulta com a nutricionista pensando que sairia de lá com uma dieta. Como meu IMC era acima de 50, o cirurgião pediu que eu emagrecesse antes da cirurgia, por isso imaginei que uma dieta estaria envolvida no processo. No entanto, para minha surpresa, a conversa com a nutricionista foi bem diferente. Ela perguntou como eu costumava me alimentar e me mostrou um monte de pratos, pires, garfos, colheres, etc. Ela ia me perguntando como eu me servia e com quais utensílios me alimentava. Depois da “entrevista”, ela me passou o que ela chamava de “tarefinhas”:

  1. mastigar bem
  2. comer com prato e talheres de sobremesa
  3. ingerir um mínimo de 2l de água por dia em pequenos goles
  4. não ingerir líquidos com os alimentos

A explicação era que num pós-cirúrgico imediato eu teria que beber apenas em pequenos goles, que eu teria que optar por comer OU beber algo e que cada garfada teria que ser pequena e bem mastigada para evitar que a comida chegasse ao estômago num tamanho que acabasse fazendo com que ficasse entalada. Minha cabeça de gorda achou uma maravilha! Pela primeira vez eu saía da nutricionista podendo comer como sempre comi, apenas com a missão de mudar alguns hábitos.

Um mês se passou e fui para minha consulta de retorno. A verdade é que eu não tinha feito NADA do que havia sido orientado. Não mudei um hábito sequer. A consequência apareceu na balança: 2kg acima do peso inicial. É claro que levei a maior bronca do mundo e, além disso, fui encaminhada para a psicóloga. A nutricionista me falou para voltar ao consultório dela apenas após ter feito no mínimo 4 sessões.

Com a ajuda da psicóloga, consegui mudar meus hábitos. Mesmo comendo alimentos muito calóricos, consegui emagrecer 3kg em um mês, apenas com a mudança na maneira de comer e beber.  A mudança para hábitos alimentares saudáveis foram vindo com o tempo de tratamento psicológico e acompanhamento nutricional. Essa mudança dos hábitos serviu apenas como um pontapé para a grande mudança de vida que estava para acontecer.

Nesta semana, teremos a participação da nutricionista Pamella Diniz, que vem me acompanhando desde o início deste ano para a manutenção de peso. Ela responderá as dúvidas que VOCÊS possam ter em relação à nutrição pré e pós cirurgia bariátrica. Vamos participar? Vocês podem deixar nos comentários as perguntas para a nutricionista até sexta-feira, dia 26/09/2014!

4 comentários sobre “Cirurgia Bariátrica e o Pré-operatório – Parte IV – Nutricionista

  1. o médico me aconselhou a fazer a cirúrgica, mais ainda não me decidi, gostaria de saber se eu fizer a cirurgia quanto tempo depois eu posso engravidar? a cirurgia pode atrapalhar na gravidez? eu não tenho filho
    tenho 32 anos e 87kg 1.56.
    agradeço se puder responder.

    Curtir

    1. Olá Missileny, bom dia!

      Com o peso e altura informados, fiz o cálculo e você está com o IMC 35,75, ou seja, tem indicação para cirurgia bariátrica desde que possua comorbidades.

      Quanto à gravidez, o meu médico pediu que eu esperasse dois anos para engravidar.

      Caso tenha alguma dúvida quanto à alimentação e nutrição no pré e pós operatório, estamos preparando uma publicação com a participação de uma nutricionista. Faça sua pergunta até sexta-feira!

      Curtir

  2. Olá! Gostei muito do seu blog! Não desative ele. É uma ótima ferramenta para quem está ainda em dúvida sobre a bariátrica. Eu sempre pergunto a todos que já fizeram: Você se arrependeu? E até agora não vi ninguém dizendo que arrependeu… E você?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s